O tomate é um excelente antioxidante, rico em licopeno, substância muito mais biodisponível após o cozimento do tomate e em forma de molho. O tomate possui como principal benefício para a saúde prevenir o câncer, principalmente o da próstata.
O molho de tomate é uma ótima opção de acompanhamento para massas, panquecas e carnes. Aprenda então a fazer o seu molho de tomate caseiro!
Ingredientes do molho de tomate caseiro (rende 500 ml)
2 cebolas grandes (de preferência cebola roxa)
3 dentes de alho
6 tomates grandes (maduros e sem pele)
Orégano, manjericão, cebolinha, salsa e sal, a gosto
Modo de preparo
Bata os tomates sem casca no liquidificador e acrescente a cebola e o alho. À medida que bate esses ingredientes, acrescente pequenas quantidades de água até a consistência ficar parecida com um purê. Pode deixar pedacinhos de tomate, fica mais gostoso!
Antes de levar ao fogo, acrescente o orégano e o manjericão. Coloque no fogo baixo e deixe reduzir a quantidade pela metade. O molho de tomate caseiro está pronto! Se for utilizar imediatamente, coloque o sal, cebolinha e salsa. Se não, acrescente o sal, acondicione em um recipiente de vidro limpo e leve à geladeira, podendo ficar até 1 semana. Caso prefira congelar, não precisa colocar o sal e a duração é de 3 meses. Ao descongelar, acrescente o sal e o restante dos temperos – sendo necessário então utilizar o molho por completo.