Saiba quais os cuidados para viajar com crianças no verão

Conheça as principais precauções e alguns itens indispensáveis para a viagem em família 

 

A chegada do fim de ano é o momento em que muitas famílias se programam para sair de férias e viajar. Seja qual for o destino, viagens em família precisam de planejamento e de cuidados, especialmente para as crianças.

Na temporada mais quente do ano, são muitas as opções de diversão para os pequenos, mas é importante tomar algumas precauções para aproveitar o verão sem preocupações e problemas.

Itens essenciais e cuidados com o sol

Créditos Istock

Qualquer planejamento de viagem começa pelos itens que são indispensáveis para garantir a saúde e o bem-estar da família. Na mala de viagem para a praia, por exemplo, é essencial ter protetor solar e chapéu para proteger o rosto e a cabeça. Para os pequeninos, ainda há a opção de roupas com proteção ultravioleta e até mesmo fraldas especiais para uso na piscina ou no mar. 

Também é importante dar preferência para produtos específicos para o uso de crianças. Um bom exemplo são os protetores solares de linha infantil, dermatologicamente testados para não causar alergias ou reações adversas, uma vez que a pele dos pequenos tende a ser mais sensível aos componentes químicos presentes nos produtos de linha adulta. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo para protetores infantis é de 30. Os protetores infantis podem ser usados a partir dos seis meses de idade, respeitando os horários de banho de sol adequados para essa faixa etária: até às 10h e após às 16h. 

Fazendo as malas

Deixar pronto um pequeno kit de farmácia pode ser uma boa dica para garantir a saúde e o bem-estar das crianças. A primeira dica é incluir qualquer medicamento de uso contínuo, em quantidade suficiente para durar toda a viagem, em suas embalagens originais e acompanhadas da receita médica.

Outra boa forma de precaução é solicitar ao médico a prescrição de receitas com o nome do princípio ativo, caso a reposição do medicamento seja necessária durante a viagem.

De modo geral, é importante conter no kit de farmácia os seguintes itens:

– Remédios de uso oral (analgésicos, antialérgicos e medicamentos de uso contínuo);
– Soro fisiológico;
– Pomada para assaduras;
– Termômetro;
– Curativos adesivos;
– Antisséptico.

Vale ressaltar que a cobertura vacinal e o acompanhamento pediátrico conferem mais proteção e segurança para as crianças. Por isso, certifique-se das doses necessárias no calendário vacinal e se a região da viagem exige algum tipo de imunização específica, a exemplo de doenças endêmicas, como febre amarela e tifoide.

Crédito Getty Images

Cuidados extras

O calor típico do verão faz com que muitas pessoas prefiram dormir deixando as janelas abertas ou até mesmo com o ventilador ligado durante a noite. Apesar do conforto, esses são hábitos que podem ser ruins para a saúde dos pequenos, desencadeando quadros alérgicos.

A proteção contra os insetos, principalmente mosquitos e pernilongos, também ganha ainda mais importância no calor da estação. A alta temperatura e a umidade favorecem a proliferação do mosquito da dengue (Aedes aegypti). A picada desses insetos, além de incômoda, pode trazer sérios riscos à saúde.

Outra questão preocupante é a propagação de outras doenças como chikungunya, febre amarela, zika vírus e malária. Para isso, o uso de repelentes infantis é fundamental para o cuidado com os pequenos, garantindo férias mais tranquilas e divertidas para adultos e crianças.

Quer saber mais como proteger as crianças em viagens? Conheça os planos da Usisaúde para toda a sua família e aproveite as férias com tranquilidade!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo