Saúde dos olhos na terceira idade

Tempo de leitura: 7 minutos

Conteúdo atualizado em 17/05/2021

A saúde dos olhos deve ser acompanhada desde a infância, a fim de evitar o desenvolvimento de doenças no futuro. Com o passar dos anos, a visão sofre alterações decorrentes do envelhecimento e tende a perder a qualidade. 

Algumas deficiências visuais específicas acometem, em sua grande maioria, os idosos., mas o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura e a recuperação completa da visão. Neste conteúdo, explicamos um pouco mais sobre o tema. 

Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as doenças mais comuns em idosos?

Catarata

A catarata é uma das doenças oftalmológicas mais comuns entre pessoas da terceira idade. É caracterizada pela opacidade parcial ou total do cristalino, que funciona como a lente natural do olho, diminuindo a qualidade da visão. 

Caso a pessoa não perceba o problema ou não procure tratamento, pode ocorrer a perda da visão. O tratamento é cirúrgico e consiste na substituição do cristalino danificado por uma lente artificial que desempenhará a função perdida.

Glaucoma

O glaucoma é caracterizado pela lesão do nervo óptico, causado pelo aumento da pressão intraocular que promove a perda da visão, podendo chegar a ser irreversível. Na maioria dos casos é hereditário e assintomático. O diagnóstico precoce é fundamental no tratamento e controle da doença, realizados através de colírios ou cirurgia.

Degeneração macular

A degeneração macular, ao contrário do glaucoma, faz com que se perca a visão no centro do campo visual (mácula). 

O início da doença é pouco perceptível – com a presença de pontos luminosos, manchas no centro da visão e visão borrada. Por isso, normalmente, a descoberta da doença ocorre em estágio avançado, o que pode comprometer o resultado do tratamento, que é feito com fotocoagulação e outros medicamentos.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é, entre todas as deficiências citadas, a que mais possui possibilidade de controle, pois é uma complicação da Diabetes Mellitus. Caracteriza-se pela diminuição da visão devido à má circulação sanguínea da retina. A principal forma de evitar a doença é com o controle adequado do diabetes, por meio de uma alimentação equilibrada e fazendo o uso da medicação regularmente.

Quais são os sinais mais comuns de problemas de visão?

A seguir, selecionamos alguns dos sinais mais comuns que ocorrem em quem tem problema nas vistas.

Irritabilidade nos olhos

É comum, com o passar dos anos, ocorrer irritação nos olhos, ou até mesmo a sensação de que ele está mais sensível. Além disso, mesmo com a tendência de o órgão ficar mais seco, existem fatores que podem ocasionar o lacrimejamento, como alterações na elasticidade, mudança na posição das pálpebras, alterações na força dos músculos palpebrais, entre outros.

Ardência

É comum, na terceira idade, que a pessoa seja acometida pela Síndrome do Olho Seco. Trata-se de uma doença em que o olho não produz nenhuma lágrima, cujas causas são variadas (envelhecimento do olho, por exemplo).

Esse tipo de problema, além de causar ardência na região, também deixa os olhos com um aspecto avermelhado e provoca coceira, sensibilidade à luz e visão embaçada.

Visão nublada e/ou duplicada

Conforme vimos, a catarata é um problema comum entre as pessoas da terceira idade. Entre os seus principais sintomas, a visão nublada e/ou duplicada se destacam, além de causar excesso de brilho nos olhos.

Há, ainda, aqueles sintomas considerados secundários, como dificuldades para leitura, para caminhar sem que sofra quedas, entre outros.

Como deve ser a prevenção dessas doenças?

De forma geral, grande parte das doenças oftalmológicas podem ser prevenidas ou amenizadas com a adoção de algumas práticas importantes no dia a dia. A seguir, selecionamos algumas delas!

Não passe as mãos nos olhos

Diariamente, passamos a mão em objetos que tenham bactérias. Por essa razão, só de colocarmos as mãos nos olhos, podemos infectá-los. A conjuntivite que é a inflamação da conjuntiva, é um exemplo. O ideal é colocar apenas lenços de papel e descartá-los logo em seguida, uma vez que toalhas também podem conter fungos e bactérias.

Utilize colírios apenas com prescrição

Os colírios são medicamentos e, assim como os outros, deverão ser utilizados apenas se houver prescrição médica. Existem alguns medicamentos que, apesar de parecerem inofensivos, podem trazer irritações para o órgão e até mesmo perfurar a córnea ou causar glaucoma.

Compre óculos de grau em óticas confiáveis

O uso de óculos de grau sem a devida qualidade pode trazer prejuízos para a sua visão. Portanto, sempre que houver uma receita médica para uso de óculos, o ideal é que ela seja levada para óticas reconhecidas e confiáveis.

Faça acompanhamento médico

É importante, também, fazer o acompanhamento oftalmológico regularmente e intensificá-lo na terceira idade. Para os idosos portadores da Diabetes Mellitus, hipertensão arterial e histórico familiar de glaucoma, o cuidado deve ser redobrado.

O exame de prevenção é a única forma de evitar que alguma doença chegue ao estado grave e possa até mesmo ocasionar a perda da visão. Esse deve ser um hábito contínuo. A ida ao oftalmologista serve como um acompanhamento de sua evolução clínica — e não apenas para saber o grau.

Portanto, não deixe de visitar um oftalmologista e revisar os óculos regularmente. Informação e atitude são essenciais para manter a qualidade de vida!

Cuidar da saúde dos olhos na terceira idade é essencial. 

Para saber um pouco mais sobre envelhecimento ativo e a sua importância, continue no blog e boa leitura!

Referência:

CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA (CBO). As Condições de Saúde Ocular no Brasil. 2019. Disponível em: <https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf>. Acesso em: 30 Abr. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Aprenda a cuidar dos seus olhos e proteger a visão. 2014. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34175-aprenda-a-cuidar-dos-seus-olhos-e-proteger-a-visao>. Acesso em: 08 Abr. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE . Doenças Oculares. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/d/doencas-oculares>. Acesso em: 30 Abr. 2021.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo