A sua saúde através da leitura de fezes

Embora pareça estranho, suas fezes podem revelar várias informações sobre sua dieta, sua flora intestinal e até mesmo sua saúde psicológica. Então, por mais que você queira evitar este hábito, saiba que tê-lo pode te ajudar bastante e, para te auxiliar nesta tarefa, listamos abaixo algumas informações úteis.

A primeira diz respeito à forma das suas fezes, que podem ser classificadas em sete tipos de acordo com a escala elaborada pelo Dr. Ken Heaton em 1997, e tudo depende do tempo que as fezes permanecem no cólon e da quantidade de água presente no bolo fecal, que em situações normais deve representar um terço do volume eliminado.

Os tipos 1 e 2 são muito duros (contém pouca água) e podem ser eliminados através de bolinhas que vêm juntas ou separadas. Estes tipos são mais comuns em pessoas que sofrem com o trânsito intestinal lento, a chamada constipação, ou prisão de ventre.

Os tipos 3 e 4 são caracterizados pelo aspecto semelhante a uma salsicha, podendo apresentar fendas (buracos) ou ser completamente lisa, respectivamente. Estes dois tipos, principalmente o tipo 4, são considerados os mais saudáveis, pois apresentam uma boa quantidade de água em sua composição e indicam que o trânsito intestinal está adequado.

Os tipos 5, 6 e 7 acometem pessoas com o trânsito intestinal rápido (pode indicar falta de fibras na alimentação) ou com diarreia. Apresentam-se em forma pastosa ou líquida e podem indicar estresse ou problemas na flora intestinal que devem ser investigados caso sejam persistentes. É mais comum em crianças, idosos ou indivíduos que estejam tendo um caso de virose.

E não se esqueça de que além dos tipos já apresentados, existem também alimentos, medicamentos e doenças que podem alterar a cor das fezes. Por isso, tenha atenção e caso note que suas fezes estão avermelhadas (sangramento no tubo digestivo), esverdeadas (excesso de ferro), amareladas (excesso de gordura), brancas e cinzas (problema no pâncreas, fígado ou vesícula biliar) ou pretas (sangramento na parte inicial da digestão), procure um médico imediatamente, relate a situação e realize os exames necessários.

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo