Tipos de arroz e seus benefícios para a saúde

Muito se ouve falar sobre a importância do arroz para uma dieta saudável e balanceada, visto que ele é uma grande fonte de carboidratos e contém uma quantidade muito pequena de gordura. Além disso, não podemos nos esquecer de que a base alimentar do brasileiro é o arroz com feijão. Mas você conhece os tipos de arroz disponíveis no mercado e quais os maiores benefícios deles para sua saúde?

O tipo de arroz mais consumido pela população brasileira é o arroz branco, ou arroz polido. Embora ainda possua uma boa quantidade de vitaminas e minerais e seja considerado pela maioria da população o que possui sabor mais agradável, é também o que oferece a menor quantidade de nutrientes se comparado aos outros tipos disponíveis no mercado. Isso acontece porque, durante o processamento industrial, a casca do grão é desprezada, fazendo com que as vitaminas e minerais sejam “jogadas fora”.

O arroz integral é o mais indicado por nutricionistas tanto para quem deseja emagrecer, como para quem busca mais saúde. Isso porque, durante o processamento, a casca permanece junto ao grão, preservando vitaminas, minerais e aumentando significativamente a quantidade de fibras presentes no alimento. A fibra é responsável, justamente, pela sensação de saciedade além de ajudar na redução da gordura abdominal e no controle da diabetes.

Podemos colocar nesta lista também o arroz parboilizado, que pode ser considerado o intermediário entre os dois anteriores e uma ótima opção para quem quer consumir o arroz integral, mas ainda não se acostumou com o sabor. Ele possui quantidades significativas de minerais e vitaminas, principalmente as do complexo B, já que o grão passa por um processo que preserva os nutrientes, mesmo que a casca seja desprezada.

O arroz arbóreo é o tipo mais consumido no preparo de risotos e arroz doce. Não contém nenhuma qualidade excepcional, mas possui a característica de receber muito bem os condimentos adicionados a ele.

Entre os tipos mais incomuns de arroz, estão o negro (ou selvagem) e o vermelho. Embora não sejam muito consumidos pelos brasileiros e possuam sabores bastante peculiares, são ótimas fontes de ferro, ajudando no combate à anemia, e auxiliam no controle da diabetes.

Existem ainda o arroz basmati – tradicional da culinária indiana –, o aromático,  cujo mais conhecido é o Jasmin, muito utilizado na culinária tailandesa e que possui altas concentrações de proteína, e o arroz sinishiki (ou japonês) que é o que possui maior quantidade de carboidratos.

Bom, agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de arroz disponíveis no mercado e um pouco de seus benefícios à saúde, só resta escolher o que mais te agrada. Só não se esqueça de que o paladar se adapta aos alimentos que decidimos consumir, portanto, não se prenda apenas ao sabor e escolha de acordo com a qualidade nutricional de cada um deles.

Postagens Relacionadas

Os visitantes poderão conhecer mais sobre as soluções em saúde da FSFX A Fundação São Francisco Xavier está presente na FeirAço – Feira Comercial…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo