Saiba como realizar o uso e armazenamento adequado de medicamentos

Conteúdo atualizado em: 30/05/22

Tempo de leitura: 5 minutos. 

Para que o tratamento prescrito pelo seu médico seja bem-sucedido algumas situações devem ser observadas com bastante atenção. A adesão ao tratamento, uso e armazenamento de medicamentos de maneira adequada são fatores importantes para que a terapia alcance o efeito esperado. 

Seguir as orientações médicas sobre o tratamento não está relacionado apenas ao modo de usar cada medicação ou seguir os horários corretamente. É preciso aliar às mudanças na alimentação diária, restringindo o consumo de álcool e de tudo que possa interferir na absorção e eficácia das medicações. 

Neste post detalhamos sobre o uso e armazenamento de medicamentos, para que você saiba exatamente como proceder em caso de tratamento mais prolongado!

Qual é a importância do uso racional de medicamentos?

Quando um médico prescreve alguma medicação para um tratamento é porque vê a necessidade da intervenção. É importante que o paciente siga corretamente as orientações para uma melhora mais rápida. 

Geralmente, as recomendações são para tomar os comprimidos com água, pois alguns medicamentos sofrem alterações quando ingeridos com alguns alimentos como leite, sucos, refrigerantes, entre outros. 

É fundamental não parar a medicação por conta própria e nem se automedicar, mesmo em caso de efeitos colaterais desagradáveis. Em caso de sintomas diferentes do previsto, o médico deve ser imediatamente comunicado. 

O profissional é quem poderá orientar e até trocar a medicação, caso seja necessário. O farmacêutico também é o profissional de saúde habilitado para realizar orientações sobre uso racional e seguro de medicamentos.

Quais são os riscos da automedicação?

A automedicação é uma prática que deve ser evitada, pois pode mascarar outras doenças e interferir no tratamento medicamentoso já iniciado. Além disso, o risco de intoxicação e consequências mais graves devido ao uso indevido de medicações, é grande. 

Embora nas farmácias e drogarias não exista restrição para a venda de medicamentos que não existem receita, a prática deve ser evitada. Ao perceber reações e sintomas diferentes, o ideal é procurar um médico para a avaliação, com isso, é possível avaliar identificar as causas e iniciar a medicação mais adequada

A dose equivocada de um remédio sem o conhecimento médico pode provocar reações como intolerância, alergia ou intoxicação. As sequelas podem existir em situações de demora na tomada de providência e de atendimento médico.

Quais os cuidados com  o armazenamento dos medicamentos?

Em relação ao armazenamento correto de sua medicação, você já parou para pensar na importância dessa prática? A efetividade do tratamento médico está diretamente ligada à eficiência dos medicamentos o que, por sua vez, está condicionada à guarda correta das caixas ou frascos. 

No entanto, muitas pessoas ainda guardam os medicamentos de maneira inadequada, comprometendo a própria saúde e de toda a família. Listamos abaixo algumas dicas quanto ao uso e armazenamento adequado dos medicamentos: 

  • Ao adquirir ou utilizar um medicamento, sempre confira a data de validade na embalagem. Nunca utilize medicamentos vencidos, pois podem não trazer os benefícios esperados ou mesmo causar efeitos colaterais.
  • Respeite sempre os horários e as doses seguindo as orientações do seu médico. 
  • Encontre alternativas que ajudem a lembrá-lo dos horários de tomar os medicamentos, por exemplo, coloque lembretes na casa, programe o relógio para despertar. 
  • Guarde seus medicamentos em local seco e fresco, pois, quando expostos à luz, umidade ou calor, eles podem sofrer alterações químicas, perder seu efeito ou causar efeitos indesejados. Alguns medicamentos, como antibióticos e insulina precisam ser armazenados na geladeira. No caso da insulina, que deve ser mantida refrigerada, ela deve ser armazenada na primeira prateleira de forma a manter a temperatura entre +2°C e +8°C. 
  • Mantenha o local de armazenamento dos medicamentos sempre limpo evitando acúmulo de poeira, mofo e insetos. 
  • Conserve os medicamentos em sua cartela original, retirando apenas no momento que você for tomar. Isso evita que você confunda as medicações e algumas sofrem alterações quando expostas à luz. 
  • Despreze os comprimidos com embalagens que estejam abertas há muito tempo, por tempo desconhecido ou que apresentem um aspecto diferente dos demais (cor alterada). 
  • No caso de vários medicamentos a tomar, faça uma lista com NOME, DOSE e HORÁRIOS de cada um e deixe-a afixada em local visível. 
  • Lembre-se de levar essa lista ou as receitas dos medicamentos que você utiliza nas consultas médicas. Esses dados facilitam a identificação dos medicamentos pelo médico, caso você se esqueça de algum. 
  • Caso sinta algo diferente com o uso dos remédios, comunique o fato ao seu médico. Siga sempre as orientações de sua prescrição, nunca reduza a dose dos medicamentos ou interrompa o seu uso. 
  • Durante um tratamento  mais prolongado, leve sempre consigo, uma cópia da receita médica. Assim, em caso de mal-estar e impedimento de prestar informações sobre os medicamentos usados, será mais fácil tomar as providências cabíveis. 

O assunto é sério e exige cuidado no uso e armazenamento de medicamentos. Para conscientizar e orientar a população, foi criada a campanha do dia  de maio que recebeu o nome de Dia Nacional de uso racional de medicamentos. 

Durante a campanha e também fora dela a orientação é a mesma, ou seja, ter o acompanhamento médico regular, evitando o uso indiscriminado de medicamentos e valorizando o acompanhamento de especialistas. 

A atenção primária oferecida pelo Usifamília existe com o propósito de dar todo o suporte para quem faz uso de medicamentos. É um acompanhamento completo por profissional especializado e suporte de diversas áreas da saúde. 

Quanto maior o seu conhecimento sobre o armazenamento de medicamentos, uso seguro e riscos da automedicação, mais fácil será de cuidar da saúde. A orientação e acompanhamento especializados é o melhor caminho para uma boa saúde, com qualidade de vida. 

Se você gostou deste post e deseja se prevenir para fugir ou se ver livre do uso de medicamentos de forma prolongada, venha conhecer o Usifamília, o  programa que tem como objetivo a prevenção e cuidados prévios de saúde!

Referências:

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DA PARAÍBA. 5 de Maio – Dia do uso racional de medicamentos. 2021. Disponível em:<https://www.crfpb.org.br/tv_crf/5-de-maio-dia-do-uso-racional-de-medicamentos/>.  Acesso em: 18 de Mai. 2022.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 5 de maio – Dia Nacional do Uso Racional de medicamentos. 2018. Disponível em:<http://www.crfsp.org.br/noticias/9626-5-de-maio-%E2%80%93-dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentos.html>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 5/05, Dia do Uso Racional de Medicamentos. 2016. Disponível em:  <http://www.crfsp.org.br/noticias/7475-5-de-maio-dia-do-uso-racional-de-medicamentos.html>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Uso correto de medicamentos. 2017. Disponível em: <https://www.far.fiocruz.br/2017/06/uso-correto-de-medicamentos/>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Você sabe o que é uso racional de medicamentos?. 2017.  Disponível em: <http://www.ifms.edu.br:8090/servidor/noticias/2017/servidor-voce-sabe-o-que-e-uso-racional-de-medicamentos>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. 05/5 – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. 2021. Disponível em:  <https://bvsms.saude.gov.br/05-5-dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentos/>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Uso de medicamentos – orientações. 2009. Disponível em:  <https://bvsms.saude.gov.br/uso-de-medicamentos-orientacoes/>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE. 5 de maio – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. 2021. Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/medicacaosegura>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE. No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a precaução é a dica mais valiosa. 2021. Disponível em:  <https://www.saude.mg.gov.br/ajuda/story/14719-no-dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentos-a-precaucao-e-a-dica-mais-valiosa>. Acesso em: 18 de Mai. 2022.

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo