Vacina BCG: proteção contra a tuberculose

Conheça a importância do imunizante na primeira infância

No dia primeiro de julho, é comemorado no Brasil, o dia da Vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin), data que reforça a importância da imunização contra a tuberculose.

A vacina BCG, desempenha um papel fundamental na imunização de crianças contra a forma mais grave da tuberculose. A recomendação do Ministério da Saúde é que a dose do imunizante seja aplicada nas primeiras horas ou meses de vida para que o recém-nascido desenvolva uma resposta imunológica, mas caso não ocorra nesta fase, poderá ser ofertada para crianças de até 4 anos de idade. A imunização precoce é crucial, pois oferece uma proteção essencial durante a infância, uma fase da vida em que as crianças são vulneráveis a infecções respiratórias.

Segundo o Ministério da Saúde, 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose anualmente. No Brasil, aproximadamente 70 mil novos casos são detectados e cerca de 4,5 mil mortes são decorrentes do agravamento da doença.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como Bacilo de Koch. A transmissão acontece por via respiratória, pela eliminação de micropartículas produzidas pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea) e sem tratamento.

Sintomas
– Tosse por 3 semanas ou mais;
– Febre vespertina;
– Sudorese noturna;
– Emagrecimento.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Fique em dia com a sua saúde: a Usisaúde oferece diversos planos médicos com foco na prevenção e no diagnóstico precoce para cuidar do seu bem-estar. Conheça os nossos serviços e aproveite cada benefício disponível para você e sua família.

Postagens Relacionadas

Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo