Vitamina D: Conheça os benefícios

Tempo de leitura: 5 minutos

A vitamina D é essencial para a saúde humana, especialmente para os ossos, a contração muscular, a condução nervosa e o funcionamento geral das células. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80% dela é adquirida por meio da exposição solar e o restante a partir de consumo de determinados alimentos, que serão apresentados a seguir.

Você sabe quais são os benefícios que ela traz e os riscos de sua deficiência? Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto. Continue a leitura e entenda!

Quais os principais benefícios da vitamina D?

A seguir, confira os principais benefícios relacionados à vitamina D. 

Ossos saudáveis

A vitamina D é responsável por regular o fósforo e o cálcio no organismo, o que a torna fundamental para a saúde dos ossos. Ela é responsável por aumentar a absorção desses minerais e manter os níveis adequados no sangue, contribuindo também para prevenir fraturas e evitar a fragilidade dos ossos.

Sistema imunológico 

Estudos sugerem que a vitamina D pode auxiliar no fortalecimento e manutenção do sistema imunológico, nosso sistema de defesa contra microrganismos como vírus, bactérias e fungos. Além disso, a sua deficiência pode estar relacionada com o desenvolvimento de doenças autoimunes (quando o próprio sistema imunológico ataca as suas células saudáveis).

O que a deficiência da vitamina D pode causar?

A deficiência de vitamina D é um problema de saúde relativamente comum na população e, conforme percebemos a partir dos benefícios que a vitamina D traz para o organismo, a sua deficiência pode prejudicar a mineralização óssea, função muscular e a regulação do sistema imunológico. Como consequência pode predispor o aparecimento de doenças como osteoporose, raquitismo e maior ocorrência de infecções, além de provocar dor e fraqueza muscular.

Conforme já mencionado, pesquisas indicam que baixas concentrações podem ainda estar associadas ao aumento das ocorrências de doenças autoimunes como diabetes mellitus insulinodependente, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus, encefalite auto imune artrite reumatoide. Estudos recentes também têm demonstrado associação entre a deficiência da vitamina D e doenças cardiovasculares, câncer e obesidade.

Gravidez mais segura 

Níveis adequados de vitamina D podem contribuir com a redução do risco de complicações durante a gestação. Existem evidências científicas de que a deficiência desta vitamina esteja associada ao desenvolvimento de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, o parto prematuro e problemas de infecções. Além de ser essencial para o equilíbrio do cálcio e fósforo, no organismo materno e fetal.

Como manter o nível adequado de vitamina D no organismo?

A principal forma de obter vitamina D no organismo é a exposição ao sol, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância. Acredita-se que, de 5 a 10 minutos diários (ou 15 a 20 minutos, três vezes por semana), antes das dez da manhã ou no final da tarde, seja suficiente para manter os níveis adequados. Pessoas de pele possuem mais dificuldade de sintetizar a vitamina, e precisam se expor ao sol com mais frequência.

Vitamina D

Em sua dieta, é importante consumir alimentos que contenham a vitamina. Entre eles, destacamos:

● ovos;

● fígado de boi;

● leite

● peixes como sardinha, atum e salmão

● manteiga;

● iogurte;

● cogumelos;

● óleo de fígado de bacalhau.

É importante ressaltar que a vitamina D deve ser consumida dentro das quantidades recomendadas por faixa etária e, quando necessária, a suplementação deve ser feita de acordo com prescrição de um profissional. Em excesso, a vitamina pode provocar intoxicação, por isso, não se automedique.

Neste conteúdo, apresentamos os benefícios da vitamina D, além de explicar como a sua deficiência pode ser prejudicial para o corpo. Nesse sentido, é recomendável se expor ao sol em segurança nos períodos indicados, além de consumir produtos que contribuem para aumentar os seus níveis no organismo.

Que tal conhecer também alguns dos alimentos que contribuem para a saúde do coração? Continue no blog, confira quais são os alimentos e traga mudanças para a sua dieta!

Referências:

INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (IFF/FIOCRUS). Conheça os benefícios da Vitamina D. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/342-vitaminad. Acesso em: 14/08/2020

BRASIL ESCOLA. Vitamina D. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/vitamina-d.htm. Acesso em: 14/08/2020

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vitamina D: o que a deficiência pode causar?. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53971-vitamina-d-o-que-a-deficiencia-pode-causar. Acesso em: 14/08/2020

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM). Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302014000500411&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14/08/2020

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (SBEM). O sistema endocrinológico vitamina D. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302011000800010. Acesso em: 14/08/2020

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA REGIONAL SÃO PAULO (SBD-SP). Viver de sombra: exposição proposital ao Sol por vitamina D divide médicos. Disponível em: https://www.sbd-sp.org.br/geral/viver-de-sombra-exposicao-proposital-ao-sol-por-vitamina-d-divide-medicos/#:~:text=No%20Hospital%20S%C3%ADrio%2DLiban%C3%AAs%2C%20o,garantem%20cerca%20de%203000%20UI.. Acesso em: 14/08/2020

SOCIEDADE DE PEDIATRIA DE SÃO PAULO (SPSP). Janeiro Bronze – Vitamina D e Foto Proteção . Disponível em: https://www.spsp.org.br/2019/12/18/vitamina-d-e-fotoprotecao/. Acesso em: 14/08/2020

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo