Janeiro Branco: campanha ‘A Vida Pede Equilíbrio’ reforça a cultura da saúde mental

Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com ansiedade e 13,5% com depressão, números que alertam para a importância dos cuidados com a saúde mental

 

O mês de janeiro representa o início de um novo ano, como uma página em branco, na qual pode ser escrita uma nova história. Foi com essa ideia que psicólogos de Uberlândia-MG criaram a campanha Janeiro Branco, em 2014.

A iniciativa visa conscientizar a população para os cuidados com a saúde mental, com destaque para os hábitos de prevenção de doenças causadas pelo estresse, incluindo transtornos mentais cada vez mais comuns, como ansiedade e depressão.

Em 2023, a campanha traz como tema “A Vida Pede Equilíbrio”, reforçando a importância da condição psicológica para uma humanidade mais saudável.

Impactos da pandemia na saúde mental

Nos últimos anos, o desafio de promover a cultura da saúde mental ganhou um novo contexto: a pandemia da covid-19, que gerou impactos consideráveis no bem-estar psicológico e no equilíbrio emocional da população.

Os reflexos da pandemia são evidenciados pelo aumento nos casos de depressão e ansiedade em todo o planeta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com essas doenças na atualidade. Nesse contexto, o Brasil ainda lidera o ranking dos casos de ansiedade, com mais de 18,6 milhões de diagnósticos.

Dados da OMS também revelam que os impactos da pandemia provocaram uma subida de 25% nos casos de ansiedade e depressão em 2020. Além disso, segundo pesquisa da Universidade Federal de Pelotas e da Vital Strategies, os casos diagnosticados de depressão saltaram de 9,6%, antes da pandemia, para 13,5% em 2022. Os números mostram que, além do surto da covid-19 para a área da infectologia, a medicina também enfrenta uma pandemia da saúde mental.

Equilíbrio e qualidade de vida

É diante desse contexto que a campanha Janeiro Branco reflete toda sua importância para a sociedade. O movimento traz reflexões e orientações profissionais para estimular as pessoas a tomarem as ações necessárias para o cuidado com a saúde mental e emocional.

O tema de 2023 da campanha busca promover a conscientização sobre como as pessoas têm vivido os seus dias. A correria do dia a dia, tendo que conciliar as rotinas e tarefas diárias da vida pessoal e profissional, podem atrapalhar esse equilíbrio, assim como a qualidade de vida. Esses são fatores que podem gerar disfunções e enfermidades de cunho mental.

Vale lembrar que todas as pessoas podem ter problemas com o bem-estar mental e o equilíbrio emocional, de menor ou maior gravidade, em qualquer momento da vida. No entanto, também é importante ressaltar que alguns fatores podem causar e agravar diferentes quadros de transtornos emocionais.

O trabalho excessivo e o estresse frequente, por exemplo, podem gerar frustrações que, se não forem devidamente cuidadas, podem acabar causando mal-estar e adoecimento mental.

A pandemia ainda potencializou esse cenário negativo, limitando a interação social que o ser humano tanto precisa. Muitas pessoas tiveram que se adaptar ao isolamento e à introspecção. Porém, assim como a conscientização para as medidas de combate ao coronavírus, o estímulo aos hábitos de prevenção e cuidado com a saúde mental também vem crescendo cada vez mais.

Combate o estresse para a boa saúde mental

Alguns hábitos simples podem ajudar a lidar com a ansiedade e o estresse no dia a dia. Confira as principais dicas a seguir:

  • Momentos de prazer: adote ações saudáveis e prazerosas no seu cotidiano. É fundamental desfrutar do que gosta de forma consciente, como praticar hobbies, alimentar-se bem, conversar e fazer atividades com amigos. Para isso, busque encontrar a felicidade nas pequenas alegrias da vida.
  • Autoconhecimento: não há como falar de equilíbrio emocional e bem-estar mental sem conhecer a si próprio. Isso é importante para entender os seus gostos, preferências e limitações. O hábito de fazer terapia e praticar atividades, como yoga e meditação, pode ser um meio excelente para desenvolver o autoconhecimento e fortalecer as suas qualidades.
  • Socialização: conectar-se com outras pessoas e compartilhar bons momentos é fundamental para qualquer ser humano. Por isso, é tão importante estar próximo de quem ama, estar aberto para novas oportunidades e amizades que a vida oferece.
  • Saúde física: o bem-estar mental passa diretamente pela boa saúde física. A prática regular de exercícios físicos e uma rotina de sono regular, somada à boa alimentação e hidratação, são a melhor forma de manter o organismo em equilíbrio.
  • Estimule-se: em momentos de tédio ou desânimo, a tendência é que a mente crie pensamentos negativos. Por isso, é essencial exercitar o próprio cérebro, estudando, trabalhando ou praticando atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras que incentivam a memória e o raciocínio lógico.

Comece o seu 2023 em dia com a saúde da mente e do corpo: confira as nossas dicas para iniciar e manter uma rotina de atividade física. Conheça também os planos da Usisaúde para cuidar de você neste ano!

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo