Saúde vascular: conheça os principais cuidados para o dia a dia

Confira dicas para prevenir e reduzir o desenvolvimento das doenças cardiovasculares

 

As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo atualmente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o país registrou mais de 230 mil óbitos por DCV em 2021. A entidade ainda projeta um aumento de 250% nos diagnósticos de doenças cardiovasculares no Brasil até 2040. Os números mostram que é preciso reforçar a conscientização sobre essas enfermidades, principalmente os hábitos de prevenção.

Antes de tudo, é importante entender que a saúde vascular compreende os cuidados com o coração e o sistema circulatório, que fazem a distribuição de sangue, oxigênio e nutrientes essenciais para todo o organismo. Essas são funções vitais para o corpo humano, mas que podem ser colocadas em risco diante de hábitos inadequados, como sedentarismo, má alimentação e tabagismo. Esses são alguns fatores de risco que contribuem para o surgimento das doenças cardiovasculares:

– Colesterol alto
– Diabetes
– Hipertensão arterial
– Obesidade

Como prevenir e tratar as doenças cardiovasculares

A principal forma de prevenção contra o desenvolvimento das DCV é seguir um estilo de vida saudável. O primeiro passo é a alimentação, que deve ser equilibrada e incluir o consumo diário de frutas e legumes. A prática de exercícios regulares também é uma grande aliada da saúde vascular, assim como evitar o hábito de fumar e manter o consumo moderado de bebida alcoólica.

Esses cuidados valem para todos os quadros de DCV, uma vez que até mesmo aqueles associados a fatores genéticos podem se desenvolver em função do sedentarismo e dos maus hábitos para a saúde. Dessa forma, é possível evitar o agravamento dessas doenças e a necessidade de tratamentos mais rigorosos, que podem variar bastante conforme cada diagnóstico: medicamentos, cirurgia, endopróteses, marca-passos, entre outros.

Acompanhamento médico

Estar em dia com os check-ups de saúde também é indispensável para evitar as doenças cardiovasculares, uma vez que algumas DCV podem se manifestar e se desenvolver de forma silenciosa.

Por isso, é tão importante realizar os exames periódicos, de forma a aferir e avaliar os principais índices metabólicos do organismo, que vão determinar o tratamento médico mais adequado, se necessário. Confira os principais deles a seguir:

– Colesterol: os exames preventivos devem ser iniciados a partir dos 20 anos de idade e realizados a cada 5 anos para quem não possui histórico familiar da doença ou outros fatores de risco.
– Hipertensão: deve ser examinada anualmente, com aferição da pressão arterial, ou conforme frequência exigida pelo médico.
– Diabetes: os exames de glicemia devem ser iniciados anualmente, a partir dos 45 anos de idade ou para quem possui fator de risco.

Vale lembrar que, para quem possui histórico familiar de qualquer doença cardiovascular antes dos 55 anos de idade, o acompanhamento médico deve acontecer desde a infância.

Agora que você já conhece a importância dos hábitos de prevenção contra as doenças cardiovasculares, confira o nosso post com dicas para começar e manter uma rotina de atividade física.

Conheça também os planos da Usisaúde para ficar em dia com o acompanhamento médico e com os exames de rotina!

Postagens Relacionadas

O dia 21 de junho marca o início do inverno, no Brasil, e é também quando se celebra o Dia Nacional de Controle da…
Condição crônica atinge população mais jovem devido a estilo de vida pouco saudável A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo