Vírus Influenza: Saiba o que é e como se prevenir

Tempo de leitura: 4 minutos. 

Todos os anos diversas campanhas de vacinação são realizadas para combater determinados vírus prejudiciais à saúde. Um deles é o Influenza, responsável pelo desenvolvimento da gripe.

A doença é uma infecção respiratória aguda, causada por diferentes vírus, dentre eles o A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, têm comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1) pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B). 

Nosso objetivo com este post é alertar para os cuidados necessários para prevenir a infecção pelo vírus e a importância de aderir a campanhas de vacinação como a da Usisaúde!

O que é o vírus da influenza?

É o popularmente conhecido vírus da gripe, originando uma infecção viral aguda que se instala no sistema respiratório e tem o poder de transmissão e distribuição no mundo inteiro. Uma mesma pessoa pode ser infectada diversas vezes e apresentar sintomas mais graves caso não se previna com a imunização pela vacina.

Como identificar a diferença entre os subtipos do vírus influenza?

O Influenza se reproduz em quatro subtipos – A, B, C e D – no entanto, apenas os tipos A e B são capazes de afetar a saúde dos humanos a ponto de exigir a vacina combatente. A vacina anual foi desenvolvida, inclusive, para imunizar esses dois tipos. 

Veja as diferenças entre elas: 

  • Influenza A – é o tipo responsável pelas pandemias que colocam em risco a saúde a nível global, causador da gripe H1N1 surgida da combinação de genes do vírus Influenza humano, suíno e aviário. 
  • Influenza B – com duas linhagens – Yamagata e Victoria – que sofrem mutações mais lenta sendo responsáveis pela infecção apenas em humanos. 

Não destacamos os tipos C e D pelo seu baixo potencial de impacto na saúde pública e global, uma vez que não estão associados às epidemias e nem desenvolvem sintomas tão graves quanto os outros dois subtipos.

Quais são os principais sintomas da influenza?

De modo geral, os principais sintomas são comuns aos tipos A e B do vírus Influenza e podem ser mais ou menos intensos conforme o humano infectado, considerando adultos e crianças: 

  • Febre
  • Fadiga e cansaço
  • Dor de garganta
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares ou corporais
  • Nariz escorrendo ou entupido
  • Sensação de febre e/ou calafrios
  • Tosse
  • Vômito e diarreia, com ocorrência maior em crianças

Qual a importância da vacinação contra o vírus influenza?

A melhor forma de se prevenir da contaminação pelo vírus Influenza é se vacinar todos os anos durante a campanha específica da gripe. Com ela, o organismo cria resistência para combater os sintomas provocados pelo vírus. 

Vale dizer que existe um grupo de risco para a doença, sendo importante que essas pessoas busquem se precaver para evitar um dano maior: 

  • Quem tem 65 anos ou mais
  • Indivíduos com quadro de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e asma
  • Mulheres grávidas 

A recuperação para quem foi infectado pelo vírus Influenza ocorre em menos de duas semanas, mas pode haver complicações mais graves como evolução para a pneumonia ou até óbito, caso a pessoa não tenha sido imunizada ou tratado os sintomas corretamente. 

Um indivíduo já pode ser imunizado a partir dos 6 meses de vida, mas existe um grupo prioritário de vacinação, sobretudo, na rede pública, conforme determinado pelo Ministério da saúde. São eles: 

  • crianças de seis meses a menores de cinco anos
  • gestantes
  • puérperas
  • trabalhador de Saúde
  • povos indígenas
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas 

Campanha de vacinação Usisaúde

A Usisaúde todos os anos promove a campanha para os seus beneficiários dentro dos critérios previstos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. O objetivo é alertar sobre a importância da vacinação e estimular a prevenção contra a contaminação.

O cadastro para adesão é realizado somente de maneira virtual/digital através do site: gesto.fsfx.com.br/vacina

A vacina está sendo disponibilizada para todos os beneficiários, adultos e crianças acima de 06 meses. Para se vacinar, as pessoas não devem apresentar nenhum quadro infeccioso. A vacina é contraindicada para pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo.. Demais informações poderão ser obtidas pelo 0800 283 0040

É importante salientar que o vírus Influenza é responsável por diversos subtipos e que a imunização é essencial para evitar a disseminação do contágio. 

A vacinação oferecida pela rede pública é trivalente, contemplando somente 3 subtipos do vírus (H1N1, H3N2 e 1 subtipos do vírus B), enquanto a vacina oferecida pela Usisaúde é quadrivalente contemplando 4 subtipos do vírus: H1N1, H3N2 e dois subtipos do vírus B. Gostou do post? Agora que você já sabe o que é o vírus Influenza participe da Campanha de vacinação da Usisaúde para preservar a sua saúde e a de toda a sua família! 

Referências:

FUCHS, A. Influenza: conheça os subtipos existentes e saiba como evitar a contaminação. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). 2018. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/influenza-conheca-os-subtipos-existentes-e-saiba-como-evitar-contaminacao> Acesso em: 25 Mar. 2022. 

GOMES, M. H3N2 Darwin: saiba mais sobre o tipo do vírus influenza em circulação no país. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). 2021. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/h3n2-darwin-saiba-mais-sobre-o-tipo-do-virus-influenza-em-circulacao-no-pais> Acesso em: 25 Mar. 2022. 

GOVERNO DO BRASIL. Vacinar contra H1N1. 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/servicos/vacinar-contra-h1n1> Acesso em: 25 Mar. 2022.

INSTITUTO BUTANTAN. Quatro tipos de vírus, diversos subtipos possíveis, proteínas ligadas umas às outras: conheça um pouco mais sobre o vírus influenza. 2022.   Disponível em: <https://butantan.gov.br/bubutantan/quatro-tipos-de-virus-diversos-subtipos-possiveis-proteinas-ligadas-umas-as-outras-conheca-um-pouco-mais-sobre-o-virus-influenza> Acesso em: 25 Mar. 2022. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. H3N2: novo vírus influenza em circulação no país. 2022. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/h3n2-novo-virus-influenza-em-circulacao-no-pais> Acesso em: 25 Mar. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde Brasil contra a Influenza. Disponível em: <https://saudebrasil.saude.gov.br/saude-brasil-contra-a-influenza> Acesso em: 25 Mar. 2022.

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARANÁ. Influenza (Gripe). 2022. Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Influenza-Gripe> Acesso em: 25 Mar. 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Informe técnico. 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Brasília, 2022. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/informe-tecnico-24-campanha-influenza-220322.pdf>. Acesso em: 29 Mar. 2022.

Postagens Relacionadas

A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo